Decisão em 2a instância no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, do dia 17 de agosto, determina o reembolso integral das terapias para criança autista, com fundamento nas recentes Resoluções Normativas 469/2021 e 539/2022 da Agência Nacional de Saúde (ANS).
A decisão do Tribunal, baseada nas resoluções da ANS, determina que as operadoras de planos de saúde cubram sessões ilimitadas das terapias solicitadas pelos médicos, cumprindo técnicas e métodos indicados ao paciente dentro do espectro autista. Entre os procedimentos necessários e específicos para pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), estão a fisioterapia, psicoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
A ação para revisão do entendimento da Justiça em relação ao tema foi proposta por um dos clientes da MSA Advogados e o processo foi conduzido pela advogada Anna Carolina Dunna, que também é presidente da CDAF
(Comissão dos Autistas e seus Familiares) da OAB-RJ.
Veja a íntegra do acordão.
Pena que na prática não funciona assim,tenho uma filha autista e não está fazendo todas as terapias necessárias,pois o plano reembolsa um valor baixíssimo,já fiz queixa na ANS e o plano me ligou dizendo que o valor está correto e que não vão fazer correção…😔
é bem complicado mesmo. eu mesmo tb recebo um reembolso muito baixo, a cada cinco ou seis sessões, recupero o valor de uma consulta, basicamente a cada 2 meses de consulta com reembolso, volta uma consulta. No meu plano de saúde até poderia usar psicóloga do plano que sai na faixa, mas o maior problema é que se mudar de plano de saúde, vou ter que mudar de terapeuta novamente e essa mudança pode fazer toda a diferença e começar do zero para pegar confiança no profissional, fora os problemas e crises que podem dar por conta de mudanças inesperadas, para o adulto que teve diagnóstico tardio já é complicado lidar com isso, para uma criança, pode ser ainda mais difícil de lidar com isso e até gerar crises. Melhor receber uma porcentagem mesmo que baixa do plano de saúde do que receber nada, não é?
Minha filha é autista e faz terapia desde 2021 e o plano vinha fazendo reembolso integral normalmente,mas em agosto me informara que eu precisaria atualizar a guia e procurar novamente prestador pelo plano,alegei que na minha cidade n tinha prestador pelo Plano eles verificaram é justamente não tem e me deixaram com as mesmas terapeutas e continuaram fazendo o reembolso normal.Maa agora em abril não aceitaram os recibos do mês de março por que alegam que eu n enviei laudo pra atualizar guia sendo que em nenhum momento me disseram que a guia de agosto teria validade apenas de 6 meses assim estou num prejuízo de 20 mil reais e não querem me pagar por que dizem que fiz
Particular por que eu quis,sendo que é um tratamento contínuo onde ela faz terapia todos os dias da semana
No meu caso o plano reembolsa o valor integral, porém desconta a coparticipação, que está prevista no contrato de adesão. Tenho dois filhos autistas, está ficando insustentável pagar coparticipação dos dois, visto que fazem ABA, fono, T.O, equoterapia,…
É possível quebrar esta coparticipação judicialmente? O tribunal tem sido a favor?
Boa tarde.
Tenho uma filha em tratamento e, devido a mudança no plano de saúde (saida do bradesco para sul-america) estou correndo o risco de não ter mais o reembolso integral, inviabilizanod o tratamento.
Essa decisão ainda está em vigor? Como faço para evidenciar isso e garantir o reembolso integral?
Boa tarde,
Eu acabei de receber o laudo de Tea do meu filho. Qual deve ser meu primeiro passo para receber o reembolso integral?
Bom dia!
Minha está em investigação avançada de autismo, TDAH (atualmente já fechados TOD e fobia social), e existe a recomendação da neuropediatra para aumento de sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, e inclusão de TO e psicopedagogia, contudo o plano reembolsa um valor irrisório para cada consulta (pago 200 em uma sessão e o plano reembolsa 20 reais). Logo não tenho condições de aumentar essas sessões.
No meu caso, em que o diagnóstico não está fechado, mas em investigação, posso ingressar com pedido de reembolso total?
Meu filho está sendo investigado com TEA. Os pedidos médicos estão com o CID de TEA, porém não tem diagnóstico fechado. Essa lei é valida somente para diagnostico fechado, ou investigação também valia?
Boa noite!
Recebi o diagnóstico de tea para meu filho de 3anos tenho um plano SulAmérica da empresa oude meu marido trabalha, esse plano também tem que reembolsar as terapias 100% e as consultas também tem que reembolsar 100%?
ola
tenho uma filha com autismo
o plano quer apenas me paga 100 por sessoes sendo que so aba fica no valor de 250 a sessao
gostaria de saber se tem algo pra fazer
Boa noite ! uma duvida por favor , minha filha autista de 4 anos Clarice, faz tratamento conseguimos pelo plano e muito distante da nossa casa as vezes ficamos de 30 a 40 mim no transito e muitas vezes ela tem crises pelo tempo de ida e volta quase 1 hora total indo e vindo, pois bem tem uma clinica aqui perto da nossa casa que não aceita plano de saúde , queria muito saber se tem a possibilidade de o meu plano de saúde sulamerica e bradesco temos 2 , se podemos solicitar o reembolso do plano de saúde sobre esse valor que vou pagar . muito grata por qualquer ajuda fique com DEUS.
Meu filho precisa iniciar terapias para o TEA, o plano fala em reembolso, mas não tenho dinheiro pra pagar as terapias e depois aguardar o reembolso. O que posso fazer?
Sobre o autor