São Paulo: (11) 4200.1344

  Rio de Janeiro: (21) 3528.7861

Cobrança administrativa e judicial

A inadimplência é um dos principais causadores dos problemas de caixa das empresas. Em épocas de dificuldades econômicas, o desencaixe de recebimentos se agrava.

A realização da cobrança de forma profissional traz uma série de benefícios: não só aumenta a eficácia da recuperação de créditos, como – mesmo em caso de frustração da cobrança e inadimplemento definitivo do devedor – possibilita a dedução dos valores a título de perda na apuração de tributos.

No mercado existem muitas empresas de cobrança, e o modo de atuação é sempre parecido: pressionam o devedor com juros e encargos muitas vezes indevidos – dificultando ainda mais o recebimento –, e com isso perdem todos os envolvidos, sobretudo o dono do crédito.

A MSA Advogados possui profissionais treinados para realizar tanto a cobrança administrativa quanto judicial de créditos de seus clientes. Utiliza como premissa a imposição apenas de encargos devidos: sejam os previstos em lei, sejam os contratualmente pactuados. Além disso, é inegável a força de uma comunicação partindo de um escritório jurídico: o devedor entende que a dívida está prestes a ser ajuizada.

Graças à expertise jurídica, além de efetuar a cobrança, a MSA ainda orienta seus clientes quanto a cláusulas contratuais, validade e emissão de títulos de crédito, e outros procedimentos tendentes a aumentar a eficácia do recebimento e cobrança de futuras transações comerciais.

Artigos relacionados

No dia 18 de abril, a MSA Advogados promoveu a live Endividamento e renegociação de dívidas bancárias corporativas, com a Dra. Andrea Salles, sócia da MSA Advogados e responsável pela área de análise de contratos e renegociação. No evento, Andrea explicou alguns pontos que devem ser observados na hora de se Leia mais
A empresa está com fluxo virado, recebíveis descasados dos compromissos a pagar e pega um empréstimo de capital de giro no banco. Aquele fácil, à disposição no aplicativo do banco, ou que o gerente a todo momento oferece, pois o correntista ainda não tem nenhuma dívida. Em geral, banco gosta Leia mais
No ambiente judicial, havia muita discussão em relação aos contratos eletrônicos e, em especial a assinatura eletrônica. Com o passar dos anos, os tribunais passaram a reconhecer esses documentos como títulos executivos extrajudiciais, se preenchidas as demais formalidades da lei. Inclusive, esse já era o entendimento adotado pelo Superior Tribunal Leia mais