São Paulo: (11) 4200.1344

  Rio de Janeiro: (21) 3528.7861

Franquias

atuacao MSA

Uma forma de crescimento encontrada por muitas empresas se dá através do franchising. Ao transferir a terceiros o direito de uso da marca, manuais de operação, direitos de distribuição, prestar assessoria, dentre outras atividades, o empresário franqueador expande sua atuação e aumenta a fatia de mercado usando menos capital próprio.

Da parte do franqueado, os benefícios são igualmente interessantes. Ao se aliar a uma rede consolidada, usar uma marca conhecida, distribuir um produto aceito pelo consumidor, e contar com o suporte de um franqueador experiente, as chances de sucesso do seu negócio aumentam exponencialmente.

No entanto, para que a parceira dê certo, as expectativas precisam estar alinhadas, o franqueado deve conhecer bem as regras do jogo (expostas na COF e no contrato de franquia), e o franqueador cumprir o que dele se espera.

A MSA Advogados possui larga experiência tanto no assessoramento quanto nos litígios envolvendo contratos de franquia. Possui como clientes franqueadores e franqueados, prestando os seguintes serviços:

  • Elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF) e do Contrato de Franquia;
  • Consultoria constante de franqueadores na relação com franqueados;
  • Análise e planejamento tributário das operações de franquia;
  • Apoio a franqueados na análise e fechamento de Contratos de Franquia;
  • Consultoria a franqueados;
  • Funcionamento em ações judiciais que tenham por objeto a discussão de cláusulas contratuais e outros aspectos da relação entre franqueadores e franqueados.

Artigos relacionados

Um contrato de franquia, em sua essência, é um contrato de cooperação entre empresas independentes que, nos termos da Lei 13.966/2019, permite a utilização, pela franqueada, da marca e de outros objetos de propriedade intelectual sempre associados ao direito de produção ou distribuição, exclusiva ou não, de produtos ou serviços, Leia mais
O sistema de franquia empresarial é regido no Brasil pela Lei 8.955/94, a qual deixará de produzir efeitos no final de março/2020. Isso porque a recente Lei n° 13.966 de 26/12/2019 passou a dispor sobre o tema, revogando a Lei 8.955/94. Contudo, como a nova lei só entre em vigor Leia mais
Uma discussão muito comum se dá quanto ao dever de franqueados reterem IR e contribuições nos royalties pagos em razão dos contratos de franquia. Temos duas discussões aí: royalties são serviços profissionais? se são, cabem retenções de contribuições e IR? Somente tem sentido em se falar em retenção tanto de Leia mais