São Paulo: (11) 4200.1344

  Rio de Janeiro: (21) 3528.7861

Direito Imobiliário

atuacao MSA

As empresas do ramo imobiliário precisam obedecer uma série de regramentos, e ainda buscar o melhor regime tributário, visto que as margens do setor são baixas.

Por outro lado, quem precisa adquirir imóveis para utilização própria ou para investimento, dados os valores envolvidos e a complexidade que ainda existe no Brasil, segurança é primordial.

As relações locatícias não ficam atrás em importância: a locação não residencial é das mais rentáveis para os investidores, ao mesmo tempo que representa um dos maiores custos das empresas em geral. Nesse cenário, locadores buscam pressionar o aluguel para cima, locatários querem renovação por igual preço ou até inferior, e não raro tais querelas são decididas nos Tribunais através de ações revisionais e/ou renovatórias.

Buscando atender às necessidades das empresas nessa área, a MSA Advogados presta diversos serviços, dentre os quais se destacam:

  • Análise de documentação e regularidade de imóveis;
  • Proposição e defesa de ações renovatórias;
  • Proposição e defesa de ações revisionais;
  • Análise e elaboração de contratos de locação;
  • Consultoria para realização e registro de incorporações imobiliárias;
  • Consultoria e planejamento na tributação de operações imobiliárias;
  • Assessoria para constituição do Patrimônio de Afetação e pagamento de tributos através do RET;
  • Elaboração de contratos de alienação fiduciária de imóveis, minutas de escritura, e acompanhamento de negociações imobiliárias de qualquer natureza.

Artigos relacionados

Comprar um imóvel é um grande passo, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Contudo, o processo pode apresentar desafios jurídicos e riscos que nem sempre são claros à primeira vista. Contratos com cláusulas complexas, imóveis sem documentação adequada ou pendências judiciais são apenas alguns dos problemas que podem surgir. Leia mais
Depois do artigo a respeito da atualização dos imóveis na Declaração de IRPJ com o pagamento antecipado de 4% de imposto, várias dúvidas nos foram direcionadas sobre as operações de ganho de capital em geral. Por isso, vamos apresentar aqui as situações mais comuns, e a melhor forma de conduzir Leia mais
Resposta: não! Essa atualização só é boa para a Fazenda Nacional, que arrecada 4% do valor atualizado pela pessoa física (PF), e 10% pela pessoa jurídica (PJ). Já a PF e a PJ não podem utilizar tal valor atualizado para abater o ganho de capital na venda do imóvel. Ou Leia mais